Se você deseja que suas plantas sejam sempre saudáveis, elas precisam estar em um ambiente rico em nutrientes, onde recebam água, sol e ar suficientes.
Contudo, com o tempo, as plantas consomem muitos dos nutrientes e material orgânico do solo, esclarece Jeana Myers, agente de extensão de horticultura do estado da Carolina do Norte, Estados Unidos. “O solo fica esgotado e fraco, e não retém água ou nutrientes também.” Para manter suas plantas saudáveis, você precisará replantá-las com solo novo.
+ A maior planta do mundo está na Austrália e é uma alga marinha. Conheça!
+ 15 jardins inacreditáveis de suculentas para você ter dentro de casa
+ Esta ferramenta de jardinagem parece boba, mas está bombando no TikTok
Quantas vezes substituir o solo
Depende muito da planta, diz Myers. “Plantas de crescimento mais rápido, como pothos e violetas, se beneficiarão do replantio [com solo novo], de um ano e meio a dois anos.”
Quando substituir o solo
Myers diz que a primavera é um bom momento para replantar usando solo novo. “Há uma abundância de luz solar durante esse período, então as plantas terão um crescimento significativo das raízes”, diz ela, o que exigirá o plantio em um vaso maior.
Replantar também é essencial quando:
- uma planta está seca e sai do vaso quando você tenta removê-la
- você rega a planta e a água corre para o prato do vaso, o que significa que não há mais materiais orgânicos para reter a umidade
- as plantas não estão crescendo bem e começam a ficar levemente amareladas
- o solo torna-se excessivamente firme ao toque
- você vê muitas raízes crescendo fora do orifício de drenagem no fundo do vaso
Quando trocar o vaso
Se você quiser manter o tamanho de uma planta igual, use o mesmo vaso, mas troque o solo. Se você quiser dar mais espaço para uma planta crescer, use um vaso novo que não seja mais do que 2,5 ou 5 cm maior do que o atual. Não cometa o erro de colocar uma planta pequena em um vaso grande demais. “A planta terá dificuldade em obter ar suficiente”, diz Myers, e sem um suprimento de ar adequado, não durará muito.
Tipos de solo a usar
O que mantém as plantas felizes e bem nutridas é uma mistura de solos, que é uma combinação leve e fofa de turfa, casca de pinheiro e perlita ou vermiculita. Nunca use solo de jardim, que é muito denso para uma planta em vaso. “Ele contém argila ou areia, que não permite que as plantas respirem o suficiente ou levem oxigênio suficiente para as raízes”, diz Myers. “Suas plantas não florescerão.” Você pode encontrar a mistura em qualquer centro de jardinagem.
Quer saber mais sobre plantas? Confira em nossas matérias:
+ Cerejeira: dicas para plantar e cuidar dessa árvore encantadora
+ Os 4 erros mais comuns que podem matar as suas plantas
+ Tudo o que você precisa saber para cuidar de violetas
+ Cientistas ficam chocados ao descobrir que é possível plantar em solo da Lua: ‘não previmos isso’